UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA

UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA
UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA

segunda-feira, 23 de julho de 2012

PROJETO: MÃOS NAS TINTAS/TURMA AIRTON SENA













JOAN MIRÓ

Nasceu em Barcelona, na Espanha, em 1893. Cursou a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali.
Miro foi pressionado a fazer cursos que o capacitassem para o comércio. O resultado dessa pressão foi sua desistência de estudar. Foi trabalhar no comércio e teve uma profunda depressão, necessitando de tratamento de saúde.
Embora seja classificado como surrealista, sua linguagem parece dotada de uma simplicidade mais infantil que não caracteriza exatamente os surrealistas.
Durante os seus estudos de arte, por orientação dos seus professores, treinava desenhar objetos que conhecia apenas através do tato. De olhos vendados, lhe era dado um objeto e depois então o desenhava para libertar-se da aparência real das coisas. Também treinava pintando paisagens gravadas na mente. Ia a um lugar, observava, e depois voltava para o atelier para produzir.
Miro deixou-se influenciar prazerosamente por todas as correntes de arte com que tomou contato. Influências cubistas, surrealistas e abstracionistas, por exemplo, são percebidas em seus trabalhos.
Miró alternou fases de dificuldade financeira intensa com fases de prosperidade, mas aos poucos foi afirmando-se como um artista de primeira linha.
Em seus quadros, tudo é mostrado unicamente através de traços, símbolos e sugestões.
Já no final de sua carreira reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos, e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto ou simplesmente joga tinta preta sobre as telas depois de pintadas e deixa escorrer.
Morreu em 1983, na Espanha.
                                                       









Nenhum comentário:

Postar um comentário