Libras é a sigla da Língua
Brasileira de Sinais
As Línguas de Sinais (LS) são as línguas
naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as
Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos
surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais
próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de
língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico,
o morfológico, o sintático e o semântico.
O que é denominado de palavra ou item
lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de
sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das
demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Assim, uma pessoa que entra em contato com
uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês
etc.
Os seus usuários podem discutir filosofia ou
política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.
Informações
Técnicas
LIBRAS
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa.
As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.
Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa.
As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.
Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
Sinais
Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros que formarão os sinais:
Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros que formarão os sinais:
2.1 Configuração das mãos: São formas das
mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela
mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou
pelas duas mãos.
Os sinais DESCULPAR, EVITAR e IDADE, por exemplo, possuem a mesma configuração de mão (com a letra y). A diferença é que cada uma é produzida em um ponto diferente no corpo.
2.2 Ponto de articulação: é o lugar onde
incide a mão predominante configurada, ou seja, local onde é feito o sinal,
podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.
2.3 Movimento: Os sinais podem ter um
movimento ou não. Por exemplo, os sinais PENSAR e EM-PÉ não têm movimento; já os
sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento.
2.4 Expressão facial e/ou corporal: As
expressões faciais / corporais são de fundamental importância para o
entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita
pela expressão facial.
2.5 Orientação/Direção: Os sinais têm uma
direção com relação aos parâmetros acima. Assim, os verbos IR e VIR se opõem em
relação à direcionalidade.
Convenções da LIBRAS
3.1 A grafia: os sinais em LIBRAS, para
simplificação, serão representados na Língua Portuguesa em letra maiúscula. Ex.:
CASA, INSTRUTOR.
3.2 A datilologia (alfabeto manual): usada
para expressar nomes de pessoas, lugares e outras palavras que não possuem
sinal, estará representada pelas palavras separadas por hífen. Ex.: M-A-R-I-A,
H-I-P-Ó-T-E-S-E.
3.3 Os verbos: serão apresentados no
infinitivo. Todas as concordâncias e conjugações são feitas no espaço. Ex.: EU
QUERER CURSO.
3.4 As frases: obedecerão à estrutura da
LIBRAS, e não à do Português. Ex.: VOCÊ GOSTAR CURSO? (Você gosta do
curso?)
3.5 Os pronomes pessoais: serão
representados pelo sistema de apontação. Apontar em LIBRAS é culturalmente e
gramaticalmente aceito.
Para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.
FONTE: WWW. LIBRAS.ORG.BR
Leitura Recomendada:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS Gladis Perlin e Karin Strobel
Universidade Federal de Santa Catarina
Programas de Licenciatura e Bacharelado LIBRAS
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