UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA

UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA
UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

IMPORTÂNCIA DA EQUOTERAPIA






Quem anda à cavalo sabe o prazer que esta atividade proporciona. Mas a maioria das pessoas desconhece os inúmeros benefícios – não somente ao físico, mas também à mente - que a cavalgada, ou um simples andar à passo, proporcionam. Estresse, problemas físicos e psicológicos, podem ser tratados através da Equoterapia – ciência conhecida há milhares de anos e, que agora, vem sendo reconhecida como um dos mais eficazes métodos para a cura de inúmeros males – do físico e da alma.

A equoterapia – apesar de estar sendo valorizada e estimulada nas últimas décadas – é uma ciência milenar. Na Grécia antiga, por volta de 350 A.C. Hipócrates - o pai da medicina – já aconselhava a sua prática na solução de problemas de saúde, em especial para a insônia e, até para tratar de problemas comportamentais, como complexo de inferioridade. Também os árabes – que sempre lidaram com o cavalo – utilizavam a equoterapia como prática terapêutica. Porém, durante séculos a terapia permaneceu em plano secundário.
Foi somente após a II guerra mundial que a equoterapia foi novamente resgatada e passou a ser valorizada e estudada com a devida importância. Hoje, em muitos países, os resultados desta ciência são reconhecidos no tratamento de pessoas de todas as idades – crianças, adolescentes e adultos – portadoras de deficiências físicas e psicomotoras, com distúrbios psíquicos ou de relacionamento social.
Como se não bastasse, a equoterapia é excelente ainda para quem apresenta dificuldade de aprendizagem escolar. Afinal, montar à cavalo é um prazeiroso processo de aplicação dos melhores exercícios motores e psicomotores, além de proporcionar sensação de independência, o que estimula a auto-estima e auto-confiança.

Um comentário:

  1. Oi....gostaria de saber como posso fazer aulas....Sou professora e estou afastada por problemas psicológicos......

    ResponderExcluir