Percebendo a necessidade de aulas inovadoras e
condizentes com a realidade, procuramos formas para promover a construção de
conhecimentos, com o objetivo de conquistar um ambiente melhor para se viver e
aprender, colaborando com o crescimento do aluno, com aulas, criativas e
dinâmicas, aproveitando a bagagem que o aluno traz de seu convívio em casa,
fazendo uso dos recursos que a escola oferece. Considerando a importância de
uso de filmes como material didático pedagógico, queremos explorar de forma
mais ampla, e orientada, filmes numa perspectiva da Ciência, tecnologia e
sociedade numa abordagem investigativa, observando sempre: quando usar,
como usar, que tema escolher para aquele momento, na utilização de filmes como
recurso didático.
A combinação de
várias expressões artísticas como a dança, a literatura, a arte, a moda, o
teatro, a poesia, a música envolvendo todos os sentimentos, amplia ainda mais a
materialidade de um filme. Os filmes compreendem temas gerais, científicos,
filosóficos, históricos, cotidianos, poéticos ou culturais registrando por meio
da imagem em movimento, todos os tipos de assunto. . Os filmes apresentam-se como
importantes fontes de influência na formação dos cidadãos. Os filmes dentre
muitos outros mecanismos de comunicação de massa, apresentam, muitas vezes as
mesmas idéias que os alunos trazem para a sala de aula mesmo antes de iniciarem
a aprendizagem formal.
O aspecto cultural proporcionado pelos filmes pode
influenciar a formação das idéias dos alunos, ligadas aos conteúdos. A
utilização do conteúdo científico ou da metodologia abrangida pela ciência, em
que podemos destacar a química, física, biologia, geografia é feita, pelos
filmes. Formamos idéias sobre temas tratados pela ciência também a partir do
conjunto de interações sociais e culturais que estamos submetidos.Utilizar filme em sala de aula como prática educativa possibilita sensibilizar os alunos e desenvolver novas formas de compreender e ler criticamente os meios eletrônicos e as novas tecnologias de informação
TURMA RUTH ROCHA E AIRTON SENA:
FILME AVATAR
OBJETIVO GERAL:Justifica-se
a escolha do filme AVATAR devido à história mostrar a necessidade de encontrar
um equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
* Biografia do autor
* Exploração do tema central do filme
* Produção de texto coletivo
Foi o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme com custo superior a 100 milhões de dólares em True Lies (1994) e mais tarde alcançou mais de 200 milhões de dólares em Titanic (1997).
Cameron, considerado um dos maiores cineastas a trabalhar com efeitos especiais, dirigiu clássicos da ficção científica, como Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991) e Aliens: O Resgate (1986). É dele a direção dos dois maiores filmes em bilheteria da história do cinema, Titanic e Avatar (2009).
Nenhum comentário:
Postar um comentário