UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA

UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA
UMA VEZ DINÂMICA, SEMPRE DINÂMICA

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

De acordo com a pedagogia histórico-crítica, que é uma concepção de educação, o conhecimento é construído através do método dialético, resgatando o que o aluno já sabe sobre o contéudo, voltando-o para uma prática mais elaborada pela mediação do professor. Portanto, alunos e professor constroem e reconstroem juntos o conhecimento na medida que o projeto de ensino vai sendo aplicado.
Essa filosofia de educação engloba um teorização da prática vivida pelo aluno. Essa reflexão leva os educandos a compreender a realidade em que vivem em todas as suas dimensões.
O educador apoiado nesses referenciais não vai transmitir conteúdos e sim mediar o que os alunos já sabem com os conteúdos propostos pelo currículo.
Profº Gasparin
Através de projetos, os alunos desenvolvem as várias áreas do conhecimento por meio de estratégias contextualizadas e que permitam avaliar continuamente o desenvolvimento dos alunos

Um comentário:

  1. Salve. Vi pelo facebook o link para o blog e acessei.
    Como professor que atua na área de educação física dentro da perspectiva crítica, utilizando de referenciais teóricos marxistas (com algumas discordâncias pontuais para com Saviani, Gasparini e Duarte), compreendo a dificuldade de utilizar tal referencial na educação regular, muito me interessou o trabalho de vocês com este referencial na educação especial.
    Poderiam me dizer mais detalhadamente como atuam nessa perspectiva. creio que é essencial os educadores críticos socializarem suas formas de atuação para a construção de uma educação e uma sociedade para além do capital.

    para contato pode ser pelo saulo.testa@hotmail.com

    Há-Braços

    ResponderExcluir