PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
De acordo com a pedagogia histórico-crítica, que é uma concepção de educação, o conhecimento é construído através do método dialético, resgatando o que o aluno já sabe sobre o contéudo, voltando-o para uma prática mais elaborada pela mediação do professor. Portanto, alunos e professor constroem e reconstroem juntos o conhecimento na medida que o projeto de ensino vai sendo aplicado.
Essa filosofia de educação engloba um teorização da prática vivida pelo aluno. Essa reflexão leva os educandos a compreender a realidade em que vivem em todas as suas dimensões.
O educador apoiado nesses referenciais não vai transmitir conteúdos e sim mediar o que os alunos já sabem com os conteúdos propostos pelo currículo.
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Profº Gasparin |
Através de projetos, os alunos desenvolvem as várias áreas do conhecimento por meio de estratégias contextualizadas e que permitam avaliar continuamente o desenvolvimento dos alunos
Salve. Vi pelo facebook o link para o blog e acessei.
ResponderExcluirComo professor que atua na área de educação física dentro da perspectiva crítica, utilizando de referenciais teóricos marxistas (com algumas discordâncias pontuais para com Saviani, Gasparini e Duarte), compreendo a dificuldade de utilizar tal referencial na educação regular, muito me interessou o trabalho de vocês com este referencial na educação especial.
Poderiam me dizer mais detalhadamente como atuam nessa perspectiva. creio que é essencial os educadores críticos socializarem suas formas de atuação para a construção de uma educação e uma sociedade para além do capital.
para contato pode ser pelo saulo.testa@hotmail.com
Há-Braços